Responsabilidade SocialA responsabilidade social exerce impactos nos objetivos, estratégias e no próprio significado da empresa. Não se deve confundir Responsabilidade Social com Filantropia, como tem ocorrido. Sabe-se que a empresa não se resume exclusivamente no capital, e que sem os recursos naturais (matéria-prima) e as pessoas (conhecimento e mão-de-obra), não proporciona o progresso e não melhora a qualidade de vida. Por isso, afirma-se que está inserida em um ambiente social.
Pode-se definir esse conceito como uma atitude ética da empresa em todas as suas atividades, que respeita às interações com funcionários, fornecedores, clientes, concorrentes, meio ambiente, entre outros. As empresas socialmente responsáveis são aquelas que buscam o diferencial, que atuam de forma coerente, com profissionais qualificados na área, pois exige-se uma nova postura, calcada em valores éticos que promovam o desenvolvimento sustentado da sociedade como um todo. A questão da responsabilidade social vai, portanto, além da postura legal da empresa ou da prática filantrópica. Significa mudança de atitude, numa perspectiva de gestão empresarial com foco na qualidade das relações e na geração de valor para todos. É importante ressaltar que ainda é um processo em crescimento em vários países do mundo e principalmente, no Brasil.
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